Projeto Turístico Alternativo Comunitário
Autor : Edilberto José Soares
“ Beto Poeta do Mangue “
Este projeto tem como objetivo principal capacitar pessoas de todas as idades (delimitar faixas de atuação , limitar o público alvo), da Vila Residencial Ilha do Fundão ( UFRJ) . Para transformar este projeto, em um projeto modelo de replicabilidade, ou seja, para ser implantado em outras comunidades à beira mar, rio ou canal que tenha potencialidades para a sua execução.
Lembrando ainda que assim, no período do defeso, os pescadores, já não precisarão nem da assistência social do Governo, aja vista que recuperarão suas independências financeiras, e suas Dignidades, e Orgulho de ser Brasileiro, pois ai estarão contribuindo para o desenvolvimento da comunidade, Do Rio de Janeiro, e do Brasil, E dando uma Bela AúlaAula de nova de inovação gestão de políticas públicas.
Poderemos afirmar que, o pessoal da Fifa, e do Comitê Olímpico apoiaram, e aplaudirão de pé, e assim estaremos combatendo a violência com sabedoria, e não com mais........ força, truculência e mais violência. (Porque eles irão apoiar....)
Tendo em vista, que já demos o pontapé inicial para a criação da Associação Livre de Pescadores da Vila Residencial da ilha do Fundão e na certeza que com esta Bela União, e o apoio de iluminados sábios parceiros que estão dispostos a nos ajudar na realização deste sonho, é certo a construção do nosso píer, o que torna nossa principal necessidade.
Assim, tendo em vista o alto número de jovens em potencial vunerabilidade social, e de aposentados ociosos, propõe-se, que este píer seja construído para a atividade pesqueira, e também turística, aonde a própria pesca seja também atração turística, lembrando a potencialidade local para esta área vasta de História, rica Culturalmente, e proximidade de pontos turísticos conhecidos no mundo inteiro como: Aeroporto Tom Jobim, ponte Rio x Niteroí, Favela da Maré, (conhecida pela violência, com este projeto poderemos reverter este estigma e mostrar que é possível semear À VEDADEIRA PAZ , sem dominação e opressão” )... etc ...
Vale ainda lembrar, que não há necessidade de construções de hotéis, nem pousadas, pois é possível capacitar os moradores para receberem , e hospedarem os turistas nas suas próprias casas, promovendo assim o intercambio cultural, e a fraternidade entre todos os povos, e o desenvolvimento sustentável.
Porém, se algum empreendedor local, quiser abrir sua pousada, ou um hotel, e apresentar um projeto viável dentro dos ideais do projeto original, “desenvolvimento sustentável” deve receber todo apoio dos idealizadores , parceiros, órgãos, e instituições de apoio.
AS FERRAMENTAS NECESSARIAS
I – Material Humano.
a) Capacitação profissional para todas as áreas . (delimitar as áreas)
b) Os pescadores passarão seus conhecimentos marítimos para os novos marinheiros.
c) À Marinha capacitará , e habilitará, os pilotos de barcos e Jet ski, e também a tripulação nas suas necessidades de conhecimentos, nas suas especializações.
d) À Ong Olhar do Mangue, com sua Histórica Luta pelo desenvolvimento social, cultural, e ambiental, ficará responsável pela parte cultural e turística ambiental , nas produções artística como: vídeos, peças teatrais, artesanato, telas , poesias etc... que serão apresentadas nas embarcações turísticas pelos agentes turísticos, ou em pontos estratégicos , e ainda ajudará formar novos núcleos culturais nas comunidades que ainda não tenha capacidade de produzir conteúdo ambiental, social, artístico e cultural. Neste item podemos contar com o apoio dos universitários de vários faculdade em parceira com a UFRJ, estudantes da FUNDAÇÂO OSVALDO CRUZ, e demais parceiros que compreenderem a abrangência de responsabilidade doo nosso projeto.
d) levar esta capacitação profissional aos presos nas unidades penais, para incluímos o complexo de gerecinó, no circuito turístico do Rio de Janeiro....( eu sei como fazer, sei que À PAZ E
II - Material estrutural.
a) – Financiamento e apoio no planejamento da estrutura comercial como: (Gastronomia, quiosques, brindes, lojas, e mais.
b) – estrutura para o turismo no mangue, com a construção de passarelas, viveiros para berçários, e triagem de repovoamento de espécies, e mais.
c) – financiamentos de toda estrutura marítima barcos de pescas e turiísmo, Jet isk, e transporte terrestre. mais.
Estas idéias aqui expostas, sei, é só o em bosso de um projeto, que na eventualidade de aprovado, buscaremos técnicos capacitados, para analisarmos todas as possibilidades possível
e fazermos o orçamento geral.
Tudo do aqui exposto, se concluído, pode ser administrado por diretorias da associação de pescadores, ou senão formaremos uma associação comercial administrativa.
“ Hei de endurecer o coração, perder a ternura jamais.”
“Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo”
“‘VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA”
Rio de Janeiro, 17 de maio de 2011
DEUS SEJA LOUVADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário